Nacional

Publicidade

Nacional

V Sessão Ordinária da AR inicia no fim do corrente mês

A quinta sessão ordinária da Assembleia da República (AR), o parlamento moçambicano, inicia a 27 de Fevereiro corrente, com o término previsto para 11 de Maio próximo. O facto foi decidido pela Comissão Permanente da Assembleia da República (CPAR), reunida, em Maputo, na sua décima sétima sessão ordinária.
©
Na sessão, a CPAR analisou a proposta das matérias a serem debatidas durante a próxima plenária.
O Porta-voz da CPAR, Mateus Katupha, disse a jornalistas que este órgão também analisou a actual situação económica do país, no sentido de o parlamento estar sempre alinhado com as preocupações da sociedade moçambicana.

"A CPAR reitera a sua posição de estar alinhada com as medidas de contenção tomadas pelo governo e sublinha a necessidade de o Executivo comunicar, aos moçambicanos, todas medidas que têm sido tomadas a este respeito", disse.
Questionado se haverá alguma iniciativa de lei que, eventualmente, poderia ter sido submetida a AR sobre a necessidade de se alcançar uma paz duradoira no país, o porta-voz disse que a CPAR "não tratou nenhuma matéria específica sobre a paz".

Contudo, segundo Katupha, a Presidente da Assembleia da República, Verónica Macamo, tomou a iniciativa de exortar todos membros da CPAR para que o espírito que tem norteado o diálogo entre o Presidente da República, Filipe Nyusi, e o líder da Renamo, Afonso Dhlakama, sobre a necessidade de se preservar a paz, prevaleça no seio dos deputados.
"Mas se, eventualmente, durante o período em que decorrer a sessão plenária, houver alguma necessidade de se debater matérias a este respeito, a AR vai cooperar dentro das suas competências", disse Katupha.

fonte:portaldogoverno