Nacional

Publicidade

Nacional

Moçambique acolhe centro regional de gestão de riscos de desastres

Moçambique deverá acolher a sede do Centro Técnico de Gestão de Riscos de Desastres, Sustentabilidade e Resiliência Urbana na África Austral (DIMSUR, sigla em inglês), uma instituição que visa providenciar conhecimentos sobre gestão deste tipo de fenómenos a nível da região.
©
O Vice-Ministro da Administração Estatal e Função Pública, Roque Silva, que falava hoje em Maputo, momentos após o término da 2ª sessão ordinária do Conselho de Ministros, disse que a escolha de Moçambique para sede do DIMSUR deve - se ao reconhecimento da capacidade do país na gestão de desastres.

Tomando em consideração as experiências que Moçambique tem demostrado ao longo dos anos, foi proposta a possibilidade do centro estar sedeada no país, particularmente na cidade de Maputo”, disse Silva, sublinhando que “o governo aprovou, ainda hoje, uma resolução que acolhe a instalação do centro no país”.

Segundo Roque Silva, que desempenhou a função de Porta-voz do Governo, o centro vai ainda desenvolver estudos e análises sobre os mecanismos a implementar na busca de soluções na gestão de riscos e desastres, sustentabilidade e resiliência urbana, como forma de reduzir o impacto das calamidades naturais na região meridional do continente africano.
“É um prestígio para o país porque, na verdade, é uma grande oportunidade que temos para mostrar as nossas capacidades em acolher este tipo de centros”, sublinhou Silva.

fonte:AIM