Internacional

Publicidade

Internacional

Os alimentos que não deve colocar no micro-ondas

Do sabor à textura, passando, claro, pelo valor nutricional, são muitos os alimentos que ficam a perder quando são cozinhados ou aquecidos no micro-ondas.
©
É o caso dos brócolos, que perdem grande parte dos seus nutrientes se forem cozinhados em água dento deste eletrodoméstico tão usado e tão essencial na vida de muitas famílias.

Diz o especialista Andrew D. Scott, em declarações à Yahoo!, que “os brócolos cozidos no micro-ondas com um pouco de água perdem 97% do seu benefício antioxidante”, ou seja, o efeito de grande parte das vitaminas desaparece.

Embora não perca nutrientes, a massa não deve ser aquecida no micro-ondas, uma vez que a textura altera-se, fica mais seca e pode mesmo perder algum sabor. O ideal é aquecer num tacho com um fio de azeite.

E descongelar os alimentos? Bem, segundo a investigadora sueca Susanne Ekstedt, esse é um dos maiores erros que as pessoas cometem, especialmente no que diz respeito à carne e ao tempo elevado em que está no micro-ondas e que faz com que fique cozida nas extremidades. Para Ekstedt, o melhor é aquecer uma taça com bastante água e demolhar a carne lá dentro durante alguns minutos.

Os ovos também podem ser um risco quando cozinhados no micro-ondas, uma vez que as altas temperaturas podem fazer com que rebentem, tal como acontece com o pimentos, que podem mesmo pegar fogo ao micro-ondas, diz Andrew D. Scott, dono de uma consultora de apoio.

fonte:noticiasaominuto