Economia

Publicidade

Economia

"Os distritos têm que se especializar em áreas para poderem intensificar a produção de produtos", Filipe Nyusi

O Presidente da Republica, Filipe Nyusi, defende que os distritos têm que se especializar em áreas para poderem intensificar a produção de produtos de uma área seleccionada para abastecer o mercado nacional.
©
Nyusi, que falava no balanco da visita de tres dias, explicou ainda que se o distrito escolheu a pecuária, por exemplo, também devera abraçar esta área e intensificar a produção de gado bovino, suíno e caprino, para fornecer carne de qualidade a todo o pais.
Nyusi disse sair da província de Maputo satisfeito. Destacou a afluência registada nos comícios, frisando que tal e' sinal de que o povo precisa de ouvir e aconselhar o Governo sobre como proceder para se poder avançar e desenvolver o pais.
"Os principais indicadores dão informação que nos encoraja e satisfaz. Em 2015, a produção global da província de Maputo aumentou em 6,6 por cento. Não obstante as dificuldades da seca que afectou a província, tivemos um decréscimo dentro dos limites normais no primeiro trimestre de 2016', disse .
Apesar de tudo, segundo Nyusi, o incremento global situou-se em mais de 90 por cento, o que e' bastante encorajador.
Na área de desenvolvimento humano, o estadista mocambicano disse ter constatado que muita coisa esta a ser feita nas áreas da educação e saúde.
Na área de emprego, a província de Maputo em 2015 registou o record de todos os tempos, pois conseguiu criar mais de 50 mil postos de trabalho dos 32 mil projectados.
"Os indicadores da pecuária apontam para o incremento, em 2015, do gado bovino em sete por cento, do gado caprino também em sete por cento. A nivel de suíno houve um decrescimo, mas a produção de ovos aumento em 20 por cento. o que também nos encoraja", disse Nyusi.
'Estes dados indicam que o que esta planificado para acontecer esta a ser cumprido. Estes feitos também demonstram que a província de Maputo tem capacidade interna para alcançar a auto-suficiência alimentar', acrescentou.
Na província de Maputo, o Presidente da Republica trabalhou nos distritos da Machava, Matutuine, Moamba e Manhiça, onde orientou comícios e visitou projectos económicos e sociais.