Economia

Publicidade

Economia

Nyusi incentiva produção de aves

ilipe Nyusi, visitou, ao princípio da manha de sábado, a um empreendimento privado de produção e comercialização de frangos, denominado Aviário Paula, localizado no bairro Samora Machel, nos arredores da cidade de Tete, incentivando a massa laboral a empenhar-se no aumento dos índices da produção.
©
Cresçam mais", disse Nyusi, frisando que "gostaríamos que houvesse auto-suficiencia na produção de frangos a nível nacional".
Falando no ultimo dia de trabalho que vinha efectuando a este ponto do pais, desde a passada sexta-feira, Nyusi disse não ser fácil, em Tete, produzir frangos, devido a altas temperaturas, mas o Aviário Paula tem estado a envidar os seus esforços, com vista a alimentar o mercado local com frangos nacionais.
Destacou que este empreendimento foi sobrevivendo ao longo de vários anos, pese embora as dificuldades no seu dia-a-dia.
Expressou a sua gratidão aos tetenses pela maior entrega ao trabalho, que é característica dos moçambicanos. "Os tetenses são um povo trabalhador. Lamentam pouco e quando lamentam é porque as coisas não andam bem", sublinhou.
Entretanto, a AIM soube que o Aviário Paula esta vocacionado na criação de pintos e venda de frangos de corte. Iniciou a sua actividade em 1988, com apenas um pavilhão com capacidade de 2.500 frangos.
Neste preciso momento, possui dez (10) pavilhões. O decimo tem capacidade para 11 mil aves. Este empreendimento conta com um matadouro semi - automático, com capacidade de abater 2.000 aves diárias. Por mês, o aviário produz em média 44 mil frangos.
Emprega cerca de 80 trabalhadores, distribuídos nas áreas de criação, processamento e vendas.
Paula Carvalho, co – gerente desta empresa, revelou a AIM que para o presente ano perspectiva aumentar a produção de frangos ate 64 mil aves mensais.
Por outro lado, disse que a empresa pretende construir mais dois pavilhões, com capacidade para dez mil aves, instalação de uma fábrica de ração composta por moagem, misturador, caldeira e auto-clave e de uma incubadora de ovos para produção de pintos de engorda.