Economia

Publicidade

Economia

Nampula acolhe feira internacional de pedras preciosas

O governo província de Nampula, norte de Moçambique, afirma que decorrem satisfatoriamente os preparativos para acolher a primeira edição da Feira Internacional de Pedras Preciosas, um evento que terá lugar na cidade portuária de Nacala, entre os dias 8 e 10 de Setembro próximo.

©
O evento foi anunciado em Maio último pelo director provincial de recursos minerais e energia de Nampula, Olavo Deniasse. Na altura, explicou que a feira tem como propósito "valorizar a actividade mineira a nível dos operadores nacionais que internamente não encontram espaço para comercializar a sua produção.
Falando na qualidade de porta-voz da XI sessão ordinária do governo de Nampula, havida na sexta-feira, Agostinho Zacarias disse à imprensa que os preparativos deste decorrem a todo gás, e está tudo a postos para que a feira tenha lugar em Nacala.
‟Como sabem que a nossa província, devido a sua formação geológica é bastante rica em recursos minerais, e as gemas são o nosso grande forte aqui em Nampula. Por isso, queremos transformar esta região como a sede ou capital onde as pessoas podem fazer negócios de gemas", explicou Zacarias.
Referiu que além da exposição e venda de recursos minerais, a Feira Internacional de gemas vai englobar uma gala de gemas da província e um elemento cultural, que inclui uma excursão à Ilha de Moçambique e ao distrito de Mossuril, para permitir aos participantes do evento explorarem o turismo cultural que a província dispõe.
‟Por exemplo, em Mossuril é lá onde temos o primeiro poço que Vasco da Gama usou quando chegou a Moçambique, e nós queremos que os nossos visitantes conheçam isso", disse a fonte.
Actualmente, decorrem as inscrições para os participantes.
Refira-se que a escolha de Nacala para a realização da primeira edição da Feira Internacional de Pedras Preciosas pesou o facto de ser uma cidade com características específicas, entre as quais um grande potencial de recursos naturais.


fonte:portaldogoverno