Desporto

Publicidade

Desporto

Guardiola e o desafio de melhorar um time já quase perfeito

Conquista da Bundesliga comprova sucesso do estilo de comando do espanhol. Técnico soube administrar vaidades e superar dificuldades de um time acostumado a ganhar, dando mais um passo para conquista da tríplice coroa.
©
Durante a pausa de inverno da temporada 2012/2013 da Bundesliga, o Bayern de Munique anunciava a contratação de Pep Guardiola. O novo técnico assumiria em julho de 2013, sucedendo ao popular e bem-sucedido Jupp Heynckes. A notícia foi recebida com entusiasmo entre os torcedores, mas logo foi dando origem a certo ceticismo.
Heynckes e seus comandados iam abocanhando um título após o outro, conseguindo a tão citada tríplice coroa: Bundesliga, Copa da Alemanha e Liga dos Campeões, algo que nenhum time alemão havia feito antes.
Com um estilo de jogo unindo brilhantismo técnico e uma eficiência impiedosa, o Bayern de Heynckes conseguiu 25 pontos de vantagem na Bundesliga e despachou o Barcelona das semifinais da Liga dos Campeões com um placar de 7 a 0. E no meio do sucesso, o técnico, apesar de modesto, despretensioso e retraído, se tornava cada vez mais popular entre os torcedores.